O GAPSI (Grupo de Atendimento Psicopedagógico) da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande atende, desde 2018, alunos com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. A Resolução Semed n. 227, publicada hoje (21) no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), determina o funcionamento do serviço, desde que os estudantes sejam atendidos por profissionais habilitados, com o objetivo de intervir para a recuperação da aprendizagem dos alunos.
O acompanhamento e a supervisão do atendimento oferecido pelo grupo é realizado pela DEE (Divisão de Educação Especial) da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). “O GAPSI foi criado com o objetivo de atender aos alunos matriculados na Reme, com dificuldades de aprendizagem e ou transtornos de aprendizagem, tais como dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade/TDAH, contribuindo para que possam adquirir os conhecimentos específicos necessários para o avanço escolar”, esclareceu a chefe da DEE, Lizabete Lucca.
É necessário para o atendimento, a comprovação por meio de avaliação psicopedagógica. A intervenção junto aos alunos com transtornos funcionais específicos com dificuldades e/ ou transtornos de aprendizagem matriculados nas unidades escolares da Reme, garante o processo de aprendizagem, e aprimora as habilidades, para a superação dos déficits de aprendizagem.
Esse atendimento é realizado em todas as regiões da cidade, em unidades escolares específicas e preparadas para receber os alunos. “Os alunos são identificados com transtornos ou dificuldades de aprendizagem e encaminhados para o atendimento psicopedagógico, nas salas onde atuam os psicopedagogos, no contraturno das aulas”, completa Lizabete.