VÍDEO: MS já registra 1.089 casos de picada de escorpião

escorpião
Foto: Pixabay

Segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), de janeiro a abril já foram registrados 1.089 casos de picadas de escorpião em todo Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande foram 416 casos em 2022. Outros municípios com grande incidência foram Paranaíba (338), Brasilândia (132), Corumbá (119) e Três Lagoas (102).

Nos últimos dias, já foram registradas duas mortes por picada de escorpião, uma em Paranaíba de uma menina de 3 anos, na sexta-feira (29) e outra em Cassilândia de um menino de 7 anos no domingo (1).

Em nota, a SES deu algumas dicas para a população de como evitar os acidentes com escorpiões, como deixar o ambiente sempre limpo, livre de insetos e ratos (dentro e ao redor da residência), evitar acúmulo de lixo doméstico ou de material de construção.

As camas devem ficar afastadas da parede, assim como berços e sofás, e ainda evitar que roupas de cama fiquem no chão. Frestas e buracos em paredes devem ser vedados. E por último, sempre verificar sapatos e roupas antes de usá-los.

O Ministério da Saúde também possui um Manual de Controle de Escorpiões, com diversas dicas, apresentação da biologia dos escorpiões, como capturá-los com segurança, e entre outras informações úteis à população.

Em caso de picada do animal, deve-se higienizar o local com sabonete e água, e em seguida procurar uma unidade de saúde.

O biólogo do CIVITOX (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), Isaías Pinheiro, falou sobre a incidência de casos em Mato Grosso do Sul. Confira o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *