A vacinação do sarampo começou no dia 4 de abril no estado e segue diariamente em vários pontos nos municípios. Entretanto, as doses da vacina estão com baixa adesão em Mato Grosso do Sul, causando preocupação a Saúde pois o estado vizinho possui registros de casos da doença.
Em Corumbá, município que fica a 417 quilômetros de Campo Grande, a cobertura vacinal contra o sarampo atingiu 13% até ontem (26).
“No sábado, assim como o Dia D da gripe, vamos realizar um dia D com 14 pontos de vacinação e no decorrer da semanas ações nas escolas do município“, declarou o secretário de Saúde de Corumbá, Rogério dos Santos Leite.
Ainda segundo ele, já foram adotadas inúmeras estratégias como ações realizadas em escolas, pontos descentralizados e vacinação aos finais de semana e feriados.
“A pandemia nos mostrou o quanto é valioso uma vacina, para prevenir surtos mortais e mitigar o risco de outras doenças evitáveis. Então faço um apelo para que a população compareça e levem seus filhos”, disse Rogério.
A vacinação é fundamental para manter sob controle doenças já consideradas erradicadas. Para ele, quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. (Texto: Dayane Medina)