Dengue: Fiocruz detecta novo genótipo do vírus no Brasil

Dengue
Foto: Reprodução

Em fevereiro deste ano, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) detectou pela primeira vez, no Goiás, o genótipo cosmopolita do sorotipo 2, do vírus da dengue. Esse genótipo já estava presente na Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África, sendo a linhagem mais disseminada no mundo, mas até então não havia sido encontrado no Brasil.

O vírus da dengue tem quatro sorotipos, e são nomeados como 1, 2, 3 e 4. Cada sorotipo é subdividido em diferentes genótipos (linhagens), por conta das variações genéticas. O cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2.

Os pesquisadores se preocupam com a chegada da nova cepa ao país, por conta da possibilidade de ela disseminar com mais eficiência do que a linhagem asiático-americana, genótipo 3 do sorotipo 2, que é a que circula no Brasil. Contudo, com a rápida identificação do novo genótipo, eles avaliam que é possível agir e conter a disseminação.

Casos de dengue em Campo Grande 

No dia 2 de maio, a Prefeitura de Campo Grande lançou a campanha “Mosquito Zero – é matar ou morrer”, que percorre as sete regiões urbanas e distritos do município com diversas ações de manejo e controle do mosquito. Logo na primeira semana, cerca de 14 mil imóveis foram inspecionados, e 10 mil depósitos potenciais criadouros foram eliminados.

A mobilização vai até o próximo sábado (14), no bairros Guanandi, Jardim dos Estados, Tijuca, Panamá, Novos Estados, Nova Lima, Itamaracá e Rita Vieira. São cerca de 350 servidores da CCEV/SESAU (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Secretaria Municipal de Saúde) mobilizados nas ações.

Dados 

Do dia 1° de janeiro a 10 de maio, foram 4.210 casos notificados e três óbitos pela doença em Campo Grande. Em abril, foram 1.697 casos, cerca de 50% de aumento em relação ao mesmo período no ano passado, que havia registrado 828 notificações. A zika possui apenas 6 registros, e a Chikungunya 42, se mantendo estáveis.

Os bairros/parcelamentos Jardim Noroeste, Maria Aparecida Pedrossian, Rita Vieira, Tiradentes, Cruzeiro, Nova Lima e Novos Estados encontram-se com índices considerados muito altos pela CCEV (referente a semana de 13 a 16 de abril). Outros 22 locais apresentam índice alto, 35 apresentam moderado, oito com índice baixo, e apenas um, o Jardim Bela Vista, não possui nenhuma notificação.

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *