O Ministério da Saúde informou hoje (11) por meio de nota que está atuando com a máxima agilidade para restabelecer o ConecteSUS, aplicativo do Governo Federal que dá acesso de forma digital aos serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O sistema foi temporariamente comprometido após ataque cibernético na madrugada de ontem (10).
Vários sistemas do app já voltaram a funcionar, e a expectativa é que os outros faltantes estejam disponíveis para a população já na próxima semana, confirmou a pasta. O Ministério da Saúde elaborou uma página on-line com as alternativas da emissão temporária do comprovante de vacinação contra a COVID-19.
Para os brasileiros que estão com viagem marcada ao exterior, o texto da nota esclarece que o ministério está trabalhando em todas as frentes, de modo que aquele que precisem viajar o façam em segurança e com os documentos atualizados em mãos.
O Ministério das Relações Exteriores enviará um comunicado aos países que recebem voos oriundos do Brasil, justamente sobre a indisponibilidade temporária do CNV (Certificado Nacional de Vacinação) da COVID em formato digital. A Carteira Nacional de Vacinação no formato físico poderá ser um dos documentos utilizados para comprovação de imunização.
(Fonte: Agência Brasil)