Senador do PY é cassado após pedir morte de brasileiros

O Senado do Paraguai cassou na quinta-feira (28) o mandato do senador Paraguayo Cubas, acusado de violência contra policiais e incitação ao crime, incluindo o genocídio de brasileiros.

Em um vídeo gravado na segunda-feira (25), o senador Paraguayo Cubas, 57, é visto discutindo com policiais durante uma operação de apreensão de madeira na fazenda de um brasileiro no município de Minga Porã, Departamento do Alto Paraná, próximo da fronteira com o Brasil.

Nas imagens ele pergunta se a madeira veio de uma fazenda de “rapai”, termo pejorativo usado no país para se referir a brasileiros. Com a resposta afirmativa, passa a fazer ataques.

“Bandidos brasileiros, bandidos! Invasores! Agora estão desflorestando o país”, grita. “Sabem quantos brasileiros tem no nosso país? Dois milhões. Desses, 100.000 são bandidos e tem de matar. Paredão para esses brasileiros desgraçados que fazem isso.”

Em um segundo vídeo, gravado logo depois, ele ataca policiais que, segundo Cubas, estavam protegendo os brasileiros. As imagens foram amplamente reproduzidas pelos sites e nelas Cubas é visto chutando o carro dos policiais e dando um tapa na cabeça de um deles.

Cubas também foi acusado de atropelar uma comissária da polícia e ameaçar impedir o acesso do chefe de polícia a Ciudad del Este, a 330 quilômetros a leste de Assunção, utilizando seu cargo. Isso foi considerado tráfico de influência pelos 23 senadores que votaram a favor da expulsão – houve 3 abstenções, 1 contra e 18 ausentes em um total de 45 senadores. (João Fernandes com Veja)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *