O Senado do Paraguai cassou na quinta-feira (28) o mandato do senador Paraguayo Cubas, acusado de violência contra policiais e incitação ao crime, incluindo o genocídio de brasileiros.
Em um vídeo gravado na segunda-feira (25), o senador Paraguayo Cubas, 57, é visto discutindo com policiais durante uma operação de apreensão de madeira na fazenda de um brasileiro no município de Minga Porã, Departamento do Alto Paraná, próximo da fronteira com o Brasil.
Nas imagens ele pergunta se a madeira veio de uma fazenda de “rapai”, termo pejorativo usado no país para se referir a brasileiros. Com a resposta afirmativa, passa a fazer ataques.
“Bandidos brasileiros, bandidos! Invasores! Agora estão desflorestando o país”, grita. “Sabem quantos brasileiros tem no nosso país? Dois milhões. Desses, 100.000 são bandidos e tem de matar. Paredão para esses brasileiros desgraçados que fazem isso.”
Paraguayo Cubas denunció un supuesto hecho de deforestación y rollo trófico en una estancia de Alto Paraná. Además, el senador, amenazó de muerte a los brasileños una vez más. #650AM pic.twitter.com/rvglf27IQe
— Radio Uno 650 AM (@UNO650AM) November 25, 2019
Em um segundo vídeo, gravado logo depois, ele ataca policiais que, segundo Cubas, estavam protegendo os brasileiros. As imagens foram amplamente reproduzidas pelos sites e nelas Cubas é visto chutando o carro dos policiais e dando um tapa na cabeça de um deles.
Cubas também foi acusado de atropelar uma comissária da polícia e ameaçar impedir o acesso do chefe de polícia a Ciudad del Este, a 330 quilômetros a leste de Assunção, utilizando seu cargo. Isso foi considerado tráfico de influência pelos 23 senadores que votaram a favor da expulsão – houve 3 abstenções, 1 contra e 18 ausentes em um total de 45 senadores. (João Fernandes com Veja)
Hoy en una edición especial de #PayoHaciendoCosas desde Alto Paraná.
Esta vez, el senador de "Cruzada Nacional" agrede a dos efectivos de la Policía Nacional.
?: Gentileza.#Universo970AM ?✔ pic.twitter.com/Hz8MC9s3mh
— Universo 970 AM (@Universo970py) November 25, 2019