É uma questão de horas ou no máximo de semanas a saída do atual secretário de Saúde José Mauro Filho da administração municipal sendo o segundo integrante do primeiro escalão da prefeita Adriane Lopes que deixará a pasta e mais dos remanescentes da equipe do ex-prefeito Marquinhos Trad que renunciou ao cargo em abril para concorrer ao Governo do estado e terminou o pleito em 5º lugar.
Outro fator que torna ainda mais vulnerável a situação do atual secretário é que ele é tudo como um fiel aliado do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta candidato derrotado ao Senado.
Existe toda uma mobilização dos vereadores pela saída de José Mauro ao mesmo emtpo em apoiam a indicação de um nome do legislativo. Essa é uma constatação de vereadores que já estão elaborando uma lista onde indicam o nome de Dr. Victor Rocha (PP) para assumir a pasta. “Fui procurado por alguns companheiros de legislativo e disse que isso depende de um convite por parte da prefeita mas que recebo com satisfação a indicação do meu nome para a pasta”, disse Victor Rocha dando a entender que deve aceitar se licenciar do mandato para assumir em substituição a José Mauro Filho.
Até mesmo o presidente da Câmara vereador Carlão (PSB) confirmou ontem que irá assinar a proposta de indicação de um substituto para a pasta da saúde por considerar um médico capacitado e que conhece profundamente a pasta da Saúde e como presidente da Comissão de Saúde da Câmara conhece os problemas que afligem o setor na Capital.
Já o vereador Beto Avelar (PSD), já foi escalado para agendar uma reunião com todos os demais membros da Câmara com a prefeita Adriane Lopes para encaminhar a indicação de Victor Rocha para assumir a secretaria de Saúde. Como membro do PSD Avelar também teria como missão intermediar a saída dos secretários ligados ao ex-prefeito Marquinhos Trad.
Por seu lado o secretário de Saúde José Mauro Filho disse na manhã de hoje que o cargo pertence a prefeita Adriane Lopes e que considera perfeitamente natural toda essa mobilização dos vereadores indicando um dos membros do Legislativo para assumir a pasta.
Já a prefeita Adriane Lopes disse que vai receber e analisar todos os pedidos de afastamento do cargo dos atuais assessores e a assessores revelou que não pretende promover uma “exoneração coletiva”. Outro posicionamento da prefeita é no sentido de que a recomposição do secretariado passará pela Câmara Municipal.
Sindicatos
O Sioms (Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul) e SinmedMS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) também manifestaram através de de nota o apoio ao vereador Victor Rocha (PP) para assumir a Sesau (Secretária Municipal de Saúde), em Campo Grande.