Em discussão na Câmara Municipal de Vereadores na manhã de hoje (12) o vereador Júnior Coringa (PSD) comenta sobre o aumento de 18,16% na conta de energia para os municípios de Mato Grosso do Sul, aprovado durante a 12ª reunião pública ordinária da diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O vereador, durante fala na Câmara Municipal, diz que pretende entrar com uma ação popular no Judiciário. “A Agência Nacional autoriza reajuste médio de 18,16% da tarifa de energia no Mato Grosso do Sul. E a gente vê a nossa bancada Federal calada. É um absurdo, no período que nós estamos passando, saindo de uma pandemia, mais um aumento no bolso do consumidor sul-mato-grossense. Estamos iniciando um abaixo-assinado, colhendo assinaturas e vamos promover uma ação popular contra essa medida da Agência Nacional que autoriza esse aumento. “, argumenta Coringa.
Além da ação popular, o vereador promete manifestações contra o aumento da energia. “Eu vou lá na frente da Energisa na semana que vem com um movimento popular e iremos fazer um buzinaço e vamos movimentar Campo Grande pois, não aceitamos mais esse tipo de atitude”, diz.
De acordo com a assessoria jurídica do vereador, se a ação popular no Judiciário não se concretizar, será feito um oficio para os órgãos que tutelam para o direito do consumidor. Ainda não há dia ou horário para essa possível manifestação.
Com informações da repórter Beatriz Feldens.