O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira destruir completamente a economia turca. Trump alerta que é bom a Turquia não passar dos limites após a retirada das forças norte-americanas do nordeste da Síria.
A Casa Branca anunciou no domingo a retirada e, rapidamente foi condenada por um grupo bipartidário de parlamentares. O motivo da preocupação seria o fato de que isso poderia abrir caminho para um ataque turco às forças lideradas pelos curdos, aliadas há muito tempo a Washington.
Em um tweet de Trump ele disse. “Como já afirmei antes, e apenas para reiterar, se a Turquia fizer algo que eu, em minha grande e inigualável sabedoria, considere estar fora dos limites, destruirei e obliterarei totalmente a economia da Turquia (já fiz isso antes!)”.
O presidente dos EUA reafirmou nesta segunda-feira sua decisão de retirar tropas norte-americanas de compromissos militares depois que seu governo anunciou o fim do envolvimento do país no nordeste da Síria, insistindo que ele foi eleito para encerrar as operações militares dos EUA no exterior e essas movimentações sempre podem ser revertidas.
“Fui eleito para sair dessas ridículas guerras sem fim, onde nossos grandes militares funcionam como uma operação de policiamento em benefício de pessoas que nem gostam dos EUA. Os dois países mais infelizes nesse movimento são Rússia e China, porque eles adoram nos ver atolados, vigiando um pântano e gastando muito dinheiro para fazer isso”, escreveu Trump em uma publicação no Twitter.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações do Terra)