Tereza Cristina afirma que pode oferecer mais a China

Hoje (25) a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) destacou ao participar do seminário sobre Agronegócio e o Comércio Agrícola Entre Brasil e China, que exportações ao mercado chinês estão concentradas em soja e carne, e os produtores brasileiros podem oferecer mais ao país.

A soja e as carnes (bovina, frango e suína) concentram 96% dos produtos agropecuários vendidos aos chineses. O país comprou mais de US$ 31 bilhões em produtos agropecuários do Brasil em 2018, volume 70% superior ao registrado em 2015.

“Queremos continuar como o principal fornecedor de alimentos para a China, mas podemos oferecer muito mais do que soja e carnes”, disse a ministra no seminário, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Das exportações, quase 88% foram de soja em grão. Em segundo lugar, aparece carne bovina, com apenas 4,7%. A soja e as carnes (bovina, frango e suína) concentram 96% dos produtos agropecuários vendidos aos chineses.

“Considerando a diversidade da agropecuária do Brasil e os US$ 140 bilhões em produtos agrícolas importados pela China de todo o mundo, vemos claramente que há muito espaço para ampliação das nossas relações comerciais, não apenas em volume, mas também em variedade”.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações do Agrolink)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *