Sem recesso, Assembleia terá sessão virtual até 31 de agosto

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul decidiram prolongar as sessões virtuais da Assembleia Legislativa até o dia 31 de agosto e cancelar o recesso parlamentar no mês de julho. A proposta foi apresentada pelo presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), e votada ontem (23).

O retorno das atividades presenciais na Assembleia era previsto para depois do dia 30 de junho, mas, conforme adiantado pelo deputado Paulo Corrêa ao jornal O Estado, os parlamentares já discutiam pela prorrogação da data, diante do rápido crescimento de casos de coronavírus no Estado.

“São recomendações da Secretaria de Estado de Saúde e dos especialistas que trabalham no setor de saúde da casa. A propagação do vírus pode sobrecarregar os hospitais, portanto, neste momento é necessária muita cautela. Não foi registrado caso da doença entre os funcionários da Assembleia Legislativa. Aproximadamente 220 servidores estão trabalhando presencialmente, entre os turnos matutino e vespertino. Os demais têm atuado remotamente”, explicou Corrêa.

O deputado afirmou, em entrevista, que todos os departamentos da Assembleia Legislativa continuam funcionando em home office e que nada mudou, do ponto de vista operacional. Ele pontuou também que as sessões virtuais são um sucesso, pois todas as presenças são registradas, e os parlamentares estão sendo pontuais com presença às 9h. Além disso, Corrêa explicou a necessidade de adaptação durante a pandemia.

“Ficou muito mais interessante. Foi uma modificação de conceito. Isso parte do preposto da modernização e de que tivemos de se adequar com a pandemia. O que ocorre é que não sabemos aonde vai nos levar a pandemia”, citou o deputado, que também comentou sobre dicas do ex-ministro da Saúde. “Uma pessoa que me ajuda e me dá dicas é o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Além de ser meu médico, é meu amigo pessoal, e me disse ‘que vai haver uma subida, no mês de junho o pico, no de julho mantém, e no mês de agosto a descida’. O que planejamos, então, é que houvesse o revezamento da casa. A gente conta com 1,1 mil servidores, e hoje temos revezamento de 100 a 120 de manhã e à tarde”, explicou.

Ainda nesta semana, a Mesa Diretora irá publicar um novo ato, prorrogando a suspensão de atendimento ao público e da realização de quaisquer eventos coletivos nas dependências da Casa de Leis. CPI da Energisa A pedido do deputado Capitão Contar (PSL), o presidente informou que os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa seguirão o mesmo calendário. As atividades continuam a ser realizadas de maneira remota, com auxílio de ferramentas tecnológicas.

Em entrevista passada, o presidente da CPI, deputado Felipe Orro (PSDB), afirmou que se as atividades presenciais não retornassem até o dia 30 de junho, ele iria solicitar reuniões virtuais com presença dos membros da comissão.

Confira essa e outras notícias aqui, em nossa versão digital

(Texto: Andrea Cruz/ publicado no site por Karine Alencar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *