O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), publicou na sexta-feira (19) que enviou uma carta à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, pedindo socorro ao Brasil nas ações de combate à pandemia de covid-19.
No ofício, Pacheco pede autorização especial para que o Brasil compre as doses referentes da AstraZeneca ”já aprovadas para uso no Brasil pela Anvisa, mas que ainda não foi liberada pela FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos.”
“Solicitei, nesta sexta-feira, aos Estados Unidos, por meio de ofício enviado à vice-presidente Kamala Harris, pedido de socorro ao Brasil nas ações de combate à pandemia da covid-19”, postou.
“Pedi que fosse considerada, pelas autoridades norte-americanas, a eventual concessão de autorização especial que permita a aquisição, pelo governo brasileiro, de doses de vacina estocadas nos Estados Unidos e ainda sem a previsão de serem utilizadas localmente.”.
Na carta, Pacheco fala sobre o fato de os dois países serem os mais afetados pela pandemia, e sobre o “elevado grau de sofrimento imposto a nossos cidadãos”. Diz que Kamala pode avaliar a “angústia e o sofrimento das famílias brasileiras diante do recente recrudescimento da pandemia” e do rápido avanço do vírus no Brasil.
Pacheco argumenta, ainda, que a concessão, além de representar um gesto humanitário e de aprofundamento de laços entre os países, seria a forma mais eficaz de conter a propagação da epidemia no atual epicentro. “Toda a comunidade internacional ganharia, em segurança sanitária e estima moral”.
(Com informações do UOL Notícias)