“MS está realizando uma das mais vigorosas retomadas econômicas do país”, diz Azambuja

Reinaldo Azambuja
Foto: Chico Ribeiro/Portal MS

Durante a abertura das atividades da Casada de Leis (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), nesta quarta-feira (2), o chefe do executivo Estadual Reinaldo Azambuja enalteceu o trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Segundo ele, o Estado recuperou a credibilidade e a confiança do investidor, cresceu acima da média e se tornou um dos estados mais transparentes e competitivos do país.

“Sinto-me profundamente honrado por ter sido eleito para exercer, por dois mandatos consecutivos, o cargo de governador (…), terra onde nasci e constitui minha família. Reservo-me no direito de expressar meu reconhecimento e gratidão pelo apoio incondicional que recebi nesse período desse parlamento e dos demais poderes constituídos, dos gestores e servidores públicos estaduais e da sociedade sul-mato-grossense”.

Diante dos indicadores positivos “nas áreas fiscal, socioeconômica, saúde, segurança pública, educação e a transparência, posso afirmar que esta gestão entrega um Estado melhor do que recebeu em 2015, apesar das crises internas e externas, fiscais e de saúde pública, que enfrentamos”, diz o governador.

“Destaco que o Estado tem cumprido suas obrigações financeiras rigorosamente”, medida que permitiu a Mato Grosso do Sul elevar suas posições quanto à solidez fiscal no ranking nacional e à capacidade de pagamento, além de garantir nota 10 em transparência, recuperando a credibilidade e a confiança do investidor”.

Por conta da credibilidade, MS atraiu um volume “expressivo de novos investimentos, o que lhe possibilitou gerar, no ano de 2021, o dobro de empregos em relação ao ano de 2020”, pontuou o governador em sua Mensagem à Assembleia Legislativa, ressaltando, ainda, a parceria com os municípios no enfrentamento à pandemia e para a vacinação contra a COVID-19.

Isso porque, Mato Grosso do Sul ficou entre os cinco estados que vacinou mais rápido no país, chegando a liderar a campanha. Reinaldo menciona, entre os indicadores, as avaliações que mostram MS como o Estado com maior volume de investimentos públicos per capita e a 8ª posição no ranking ESG (ambiental, social e governança).

“Mato Grosso do Sul está realizando uma das mais vigorosas retomadas econômicas, do país, com programas sociais voltados às famílias mais vulneráveis e aos segmentos produtivos mais impactados pelas medidas restritivas. Com o equilíbrio das contas e a “plena recuperação da capacidade de investimentos, Mato Grosso do Sul avança no campo das políticas públicas essenciais. A regionalização da saúde chega à sua fase final e já permite a realização de cirurgias complexas em todas as nossas regiões, em 33 hospitais espalhados pelo Estado”.

Reinaldo lembra que apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o governo implantou uma nova rede de escolas em tempo integral, que representa praticamente 40% da Rede Estadual de Educação. Segundo os indicadores, MS é também o Estado que mais investe em bolsas de doutorado com recursos estaduais e é o segundo maior investidor em bolsas de pós-graduação.

A segurança pública também é outra área em que Mato Grosso do Sul se destaca ao se avaliar o desempenho de todos os estados nesta e na gestão anterior. Reinaldo menciona os novos centros de inteligência, a redução nos índices de criminalidade, alto percentual de elucidação de homicídios e apreensões recorde de drogas.

“Mato Grosso do Sul tem a polícia que mais elucida homicídios no Brasil, possui o maior número de presos trabalhando e é considerado o quarto Estado mais seguro do país”, destaca o governador.

Parcerias Público-Privadas

O governador lembra na mensagem à Assembleia Legislativa que além das iniciativas do governo para modernizar a infraestrutura do Estado, as Parcerias Pública-Privadas (PPPs) são estratégicas para os investimentos em obras estruturantes nos setores energético e saneamento básico. “Mato Grosso do Sul já alcançou 100% de oferta de energia em todo o seu território, tendo atendido, inclusive, toda a grande região pantaneira com o projeto Ilumina Pantanal”, destaca o governador.

Outros dois grandes investimentos pelo modelo de PPP estratégicos mencionados pelo governador na mensagem aos deputados é a universalização do saneamento básico e as infovias, que vão conectar o Estado por fibra ótica, reforçando a infraestrutura do Estado que já dispõe de 3.195 km de estradas não pavimentadas e rodovias asfaltadas interligadas a todos os sistemas produtivos, uma logística fundamental para que Mato Grosso do Sul continue se posicionando no topo dos estados mais competitivos do Brasil.

“O Mato Grosso do Sul de hoje é melhor para viver e investir, pois oferece excelentes oportunidades aos seus habitantes, disponibilizando serviços públicos acessíveis e de qualidade, além de políticas públicas consistentes em todas as áreas.

(Com a assessoria)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *