Justiça eleitoral autoriza Jamilson Name a deixar PDT

Após embates com o partido, o deputado estadual Jamilson Name (PDT) está livre para mudar de sigla. O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) aprovou, por unanimidade, a desfiliação de Jamilson sem que haja a perda do mandato. O posicionamento do Tribunal foi justificado pelo reconhecimento de que “o parlamentar vinha sofrendo hostilidade e constrangimento insuportáveis de sua sigla partidária”.

A desfiliação foi motivada por atritos entre o parlamentar e o presidente do Diretório Regional e deputado federal, Dagoberto Nogueira, o qual chegou a enviar uma carta em que o convidava a se retirar do partido. O documento, no entanto, não tinha valor oficial e caso Jamilson deixasse a sigla, perderia o mandato na Assembleia Legislativa.

Na ocasião, também foram divulgadas críticas a Name por meio das redes sociais e, em seguida, Dagoberto revogou a carta que havia sido entregue. De acordo com o parlamentar estadual, os problemas internos no PDT tiveram início quando assumiu o mandato, no início do ano. Ele afirma que, neste momento, o presidente regional o excluiu das discussões a respeito dos rumos do partido e de participar das decisões da Executiva.

Sobre o assunto, ele afirma que foram tentadas soluções com o Diretório Nacional do PDT, mas não houve resposta. Por este motivo, ele alega ter buscado uma decisão do TRE.

Atualmente, outros membros estão apresentando problemas com a sigla, como os vereadores de Campo Grande, Odilon de Oliveira Júnior e Ademir Santana. Ambos foram acusados de descumprirem um direcionamento do partido sobre a criação da CPI dos Ônibus, na Câmara Municipal, e serão alvo de julgamento no PDT.

(Texto: Julia Renó com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *