José Maria Eymael, político histórico, tenta mais uma vez a Presidência da República

(Reprodução: O Estado Play)
(Reprodução: O Estado Play)

Pela sexta vez iremos ouvir a vinheta de José Maria Eymael, ex-deputado federal, atual presidente do partido Democracia Cristã e pré-candidato a presidência da república. O jingle surgiu em 1985, quando ocorreu a eleição para prefeito da cidade de São Paulo – SP. Afinal, quem nunca cantarolou “Ey Ey Eymael, um democrata cristão” ?

A vinheta foi criada na convenção de lançamento de sua candidatura, em 1985, pelo Alfaiate José Raimundo de Castro. O ex-deputado considerava o nome de difícil entendimento, sendo assim, Raimundo pediu dois dias para ensinar o povo a dizer “Eymael”, e após 37 anos da criação do jingle, ele ainda é lembrado e cantado.

“Ele fez um pedido e disse ‘vocês me dão dois dias para eu tentar encontrar um jeito de ensinar o povo a dizer Eymael?’. Para não magoar o companheiro e sem nenhuma expectativa, nós dissemos: ‘você tem dois dias’. No final do segundo dia, ele pega o violão e canta o jingle, quando ele terminou de cantar eu disse a ele ‘Castro, a partir de hoje eu devo a você a minha história política” relata.

Acertar um Jingle é ficar na cabeça das pessoas, e em pleno ano politico de 2022, Eymael consegue penetrar até na cabeça dos jovens. Seu jingle de 23 anos aproxima jovens dele, que convida a conhecerem o trabalho que desempenhou e seu importante papel na constituição de 1988.

Constituinte

Em 1985 ocorreu o processo de redemocratização no Brasil, e no mesmo ano, José Maria Eymael concorreu à prefeitura da cidade de São Paulo – SP. Ele é eleito em 1986 a deputado federal por São Paulo, e reelegeu-se em 1990. Eymael marcou seu nome na história da constituição Brasileira de 1988, na qual participou assiduamente. O ex-deputado aprovou 145 projetos, que atualmente, são leis.

“As minhas conquistas em nome da Democracia Cristã na Assembleia Nacional fazem parte da vida dos brasileiros. Todas as conquistas sociais dos trabalhadores, que estão na constituição, é de minha autoria em nome da Democracia Cristã (DC), por exemplo: a redução da jornada de trabalho semanal, o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, o direito do trabalhador ao lazer, incentivos para proteger o mercado de trabalho da mulher e outros. São todas as conquistas da Democracia Cristã para os trabalhadores” pontua.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de 3° via, o pré-candidato relata que o Brasil busca um novo caminho. Eymael acredita que a corrida presidencial terá segundo turno e ele diz que tem grandes expectativas de disputá-la. “O que o Brasil busca não é 1°, 2° ou 3° via. O que o Brasil busca é um caminho, e a Democracia Cristã é esse caminho” destaca o político.

Veja mais no bate-papo conduzido pelo jornalista Rafael Belo, transmitido em nossas plataformas digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *