“Jornalismo não é crime”, afirma Maia sobre denúncia do MPF

Em reação a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o Jornalista Glenn Greenwald, o presidente da Câmara Rodrigo Maia afirmou que a ação é uma ameaça à liberdade de imprensa.

Greenwald, que é editor do site Intercept Brasil, foi denunciado ontem (21), pelo MPF em Brasília, no âmbito da Operação Spoofing, que investiga a atuação de hackers nas invasões de aplicativos de mensagens de autoridades da República.

“Jornalismo não é crime”, escreveu Maia na publicação feita por seu perfil oficial no Twitter.

Confira:

Em agosto do ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes proibiu que a Polícia Federal apurasse a atuação do jornalista no “exercício regular de sua profissão”.

Por essa razão, ele não foi indiciado na conclusão do inquérito. No entanto, o procurador Wellington Divino de Oliveira teve um entendimento diferente. Segundo ele, durante a análise de um computador apreendido na casa de um dos hackers foi encontrado um áudio de uma conversa entre o estudante Luiz Molição, integrante da quadrilha, e Greenwald.

No diálogo, segundo o MPF, o jornalista orienta o grupo a apagar as mensagens trocadas entre eles, “caracterizando clara conduta de participação auxiliar no delito, buscando subverter a ideia de proteção a fonte jornalística em uma imunidade para orientação de criminosos”.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Veja)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *