Governo brasileiro recebe email falso de Greta

O governo brasileiro recebeu um e-mail falso em nome da ativista sueca Greta Thunberg, segundo o qual a jovem teria pedido para conversar por telefone com o presidente Jair Bolsonaro. A mensagem foi enviada a partir de um domínio registrado na Rússia e chegou à cúpula do Planalto nesta semana.

“O fundo de Greta Thunberg lhe informa que a ativista climática e ambiental de 16 anos, candidata ao prêmio Nobel e eleita a Pessoa do Ano pela revista Time, gostaria de conversar por telefone com Sua Excelência Jair Bolsonaro”, afirma o email com a mensagem falsa.

O problema é que o fundo de Greta Thunberg não existe e, segundo o advogado Scott Gilmore, do escritório Hausfeld, que representa Greta nos EUA, a mensagem é “uma fraude do começo ao fim.”

A Mensagem

“Caros colegas, o fundo de Greta Thunberg lhe informa que a ativista climática e ambiental de 16 anos, candidata ao prêmio Nobel e eleita a Pessoa do Ano pela revista Time, gostaria de conversar por telefone com Sua Excelência Jair Bolsonaro.

Greta está atualmente viajando pelo mundo com seus projetos ambientais e planeja visitar a República do Brasil em 2020 em sua grande turnê mundial climática para discutir os problemas de ecologia e proteção ambiental com pessoas e autoridades do governo.

Greta quer reunir pessoas famosas e formadores de opinião de todo o mundo para chamar a atenção para o problema global da crise ambiental.

Afinal, somente juntos podemos solucionar a crise ecológica e preservar a natureza da Terra para nós e para as gerações futuras. Greta acredita ser necessário estabelecer um diálogo direto com políticos que se importam com o futuro do nosso planeta.
Greta gostaria de esclarecer a situação sobre as últimas declarações na imprensa.

Possivelmente as palavras dela tenham sido reportadas pela mídia de maneira incorreta, mas o que quer que seja, ela não quis ofender o povo do Brasil e suas autoridades, incluindo o presidente Bolsonaro.

Greta gostaria de garantir ao presidente seu respeito por ele e por suas ações para proteger o povo brasileiro dos efeitos dos incêndios na região.

Greta considera ser um compromisso falar com o presidente para se desculpar por este mal-entendido e oferecer ajuda para as regiões brasileiras afetadas pelos incêndios por meio de sua fundação de caridade e com o apoio de seus amigos celebridades internacionais.

Greta também gostaria de falar com o presidente Bolsonaro sobre problemas ambientais na América do Sul, mostrar seu ponto de vista para resolvê-los e abrir caminho para um encontro pessoal com o presidente.

Por favor, avise o presidente Bolsonaro sobre nosso pedido e nos envie a data e o horário convenientes para a conversa. Svante Thunberg, pai de Greta e cofundador, também gostaria de participar da conversa. (João Fernandes com Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *