EUA vai enviar 2 milhões de comprimidos de cloroquina

Nesta quarta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviará 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil.

“Como está o Trump lá? Está bem? Tem que ser Trump. Ele está mandando para nós 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina”, disse na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, a 1 apoiador que disse morar nos Estados Unidos.

O Ministério da Saúde informou no último dia 20 que pretende disponibilizar 6,8 milhão de comprimidos (de 150mg) até agosto. A pasta já tem disponíveis 1,4 milhão de doses. O restante será produzido pelos laboratórios do Exército e de Farmanguinhos a partir de junho. O objetivo é realizar 375 mil tratamentos.

A pasta divulgou também no último dia 20 os novos protocolos para o uso da cloroquina (íntegra – 405 KB). Agora, orienta o uso desde o 1º dia de sintomas e diz que são necessários 18 comprimidos por tratamento. Não recomenda a autoprescrição do medicamento. A distribuição será feita mediante apresentação de receita médica.

“O que o Ministério da Saúde está recomendando não é a autoprescrição do medicamento. É o direito para que todos os brasileiros possam ter acesso à medicação, a partir da avaliação médica, já regulada pelo Conselho [Federal de Medicina]”, disse Mayra Pinheiro naquela ocasião.

(Texto: Inez Nazira com informações do Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *