Eleições 2022: MDB é alvo de disputa do União Brasil e PSDB

Simone Tebet MDB
Foto: Divulgação/MDB

Faltando nove meses para as eleições gerais no Brasil, partidos políticos articulam alianças para fortalecer as disputas na corrida eleitoral. Neste cenário, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) aparece como um dos partidos mais visados, sendo disputado pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e pelo recém criado União Brasil.

Em conversas preliminares, os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do MDB, Baleia Rossi, avaliaram a viabilidade de federação partidária.

“Seria o ressurgimento de uma poderosa força de centro que mudaria o jogo das eleições presidenciais e entregaria ao país quatro anos de uma robusta bancada de senadores e deputados para dar equilíbrio às discussões relevantes”, destacou Bruno Araújo em entrevista à CNN Brasil.

Vale ressaltar que os dois partidos já anunciaram pré-candidatos à Presidência da República: a senadora sul-mato-grossense Simone Tebet pelo MDB e o governador de São Paulo, João Doria pelo PSDB.

Criado a partir da fusão entre o DEM (Democratas) e o PSL (Partido Social Liberal), o partido União Brasil também se mostrou interessado em criar uma federação nacional envolvendo as duas siglas para apoiar em conjunto uma candidatura ao Planalto.

De acordo com a Folha, os dois partidos já articulam a possível aliança que, se aprovada, poderia resultar no afastamento da candidatura do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), passando a apoiar a pré-candidata do MDB, Simone Tebet.

Presidente do MDB, Baleia Rossi, afirmou que as negociações estão em andamento, segundo a reportagem.

“Eu tenho tudo conversas constantes com União Brasil para uma parceria nacional que possa fortalecer os dois partidos”, disse em entrevista à Folha.

Com a aliança, o União Brasil poderia indicar um candidato a vice na chapa de Simone Tebet, Luciano Bivar (PSL), é o principal nome apontado para ocupar o posto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *