Deputado quer CPI por aumento de contas de luz da Energisa

O deputado Contar (PSL) recolhe assinaturas de parlamentar instaurar a Comissão

O deputado estadual Capitão Contar (PSL) apresentou ontem (22), um pedido de criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito)para averiguar o “’aumento abusivo’” nas contas dos consumidores da Energisa em Mato Grosso do Sul. Até o fim da sessão, haviam sido coletadas seis assinaturas (dos deputados Antonio Vaz (PRB), Evander Vendramini (PP), Lucas de Lima (SD), Neno Razuk (PTB), João Henrique (PL) e o próprio autor).

De acordo com Contar, a medida foi criada em decorrência das reclamações da população, que sofreu um ‘“aumento substancial’”, ocorrido principalmente após a substituição dos relógios analógicos pelos digitais. Além disso, o parlamentar destacou também que já participou de duas audiências sobre o assunto, nas quais apenas foi demonstrado como é o processo para obtenção de energia e cobrança das tarifas, de modo que o aumento dos valores das contas.

“”Na esteira do que está acontecendo, a mesma empresa, Energisa, está sendo investigada por possíveis irregularidades na medição da energia. Somados a isso, um outro fato relevante: as mais de 2.000 reclamações que, só no começo ano, foram registradas no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Mato Grosso do Sul””, argumentou.

O deputado João Henrique Catan (PL) também apoiou a proposição. Ele utilizou a tribuna para elogiar a atitude do colega e relatou já ter questionado a concessionária de energia sobre o assunto e reclamou por ter recebido apenas uma página de resposta para três perguntas complexas. ““Tem gato de energia na conta””, classificou.

O apoio de Coronel David (PSL) era esperado pelo colega de sigla e a intenção foi relatada no microfone a todos que estavam presentes na sessão. David, no entanto, se absteve da assinatura pois alegou ter enviado um pedido de esclarecimentos à empresa e aguarda a resposta para definir seu posicionamento frente a CPI.

Entre os outros parlamentares, o tema abordado pelo documento foi elogiado, porém a maioria criticou a falta de um objeto claramente definido, motivo pelo qual não o assinariam. Na ocasião, Cabo Almi (PT) demonstrou desesperança com relação aos resultados de uma CPI na Assembleia, lembrando as investigações anteriores. ““Vamos abrir mais uma CPI, temos todo o trabalho, fazemos um relatório, para não dar em nada””, ressaltou.

(Texto: Julia Renó)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *