Defesa de Moro insiste na divulgação de vídeo de reunião

A revelação sobre trocas na equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) antes da abrupta sucessão de mudanças na Polícia Federal e de sua própria renúncia deu munição para o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro reforçar a acusação de tentativa de interferência política do presidente Jair Bolsonaro na PF. A defesa do ex-ministro diz que os “fatos levam à inevitável conclusão” de que a manifestação de Bolsonaro na reunião ministerial de 22 de abril, sobre a troca na “segurança do Rio”, se refere à Superintendência da Polícia Federal fluminense.

O advogado do ex-ministro da Justiça, Rodrigo Sánchez Rios, diz ainda que “aguarda respeitosamente” a divulgação do vídeo da reunião no Palácio do Planalto – peça chave do inquérito Moro contra Bolsonaro – na qual, segundo ele, “as intenções das alterações na Polícia Federal ficarão ainda mais evidenciadas”. Ao Supremo, Moro pediu que fosse divulgada a íntegra do vídeo, “como verdadeira lição cívica”. A decisão final pelo levantamento do sigilo será tomada pelo ministro Celso de Mello na próxima semana.

Em nota divulgada no sábado (16)Moro faz alusão à reportagem do Jornal Nacional da TV Globo exibida anteontem. Ela mostra que em 26 de março, quase um mês antes da reunião de abril, o general André Laranja Sá Correa – então diretor do Departamento de Segurança Presidencial do GSI – foi promovido por Bolsonaro para exercer o cargo de Comandante da 8.ª Brigada de Infantaria Motorizada. A direção do Departamento de Segurança Presidencial acabou ficando com o então adjunto, Gustavo Suarez, promovido ao cargo titular da repartição.

A revelação mostra que o presidente não enfrentou problemas para fazer mudanças no GSI, colocando em xeque, versão de Bolsonaro de que estava agastado com sua segurança pessoal – missão do gabinete – e que não se referia à PF quando reclamou na reunião ministerial.

(Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *