CPMI do INSS convoca dirigentes de entidades suspeitas de fraudes que somam R$ 6,3 bilhões

Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) aprovou nesta quinta-feira (18) a convocação de dirigentes de entidades investigadas por suposto envolvimento em fraudes e desvios contra aposentados. Os depoimentos ainda não têm data definida.

Entre os convocados estão Vânia Marques Pinto, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e Milton Baptista Souza Filho, que comanda o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). O sindicato tem em sua direção José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na semana passada, o colegiado já havia autorizado a quebra de sigilos fiscal e bancário das associações. De acordo com investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), o esquema de desvios pode ter causado um prejuízo de até R$ 6,3 bilhões aos cofres da Previdência Social.

Além das convocações, a CPMI decidiu convidar integrantes do governo para prestar esclarecimentos. Estão na lista o advogado-geral da União, Jorge Messias; o ministro-chefe da CGU, Vinicius Marques de Carvalho; e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. Por se tratar de convite, a presença dessas autoridades não é obrigatória.

Com a nova rodada de oitivas, os parlamentares pretendem avançar na apuração das supostas fraudes em benefícios previdenciários e no rastreamento de recursos que teriam sido desviados por meio das entidades investigadas.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Câmara restabelece voto secreto em PEC da Blindagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *