Chile aprova plebiscito para nova Constituição

A Câmara dos Deputados do Chile anunciou, na segunda-feira (11), a aprovação da convocação de um plebiscito para criar uma nova Constituição em 90 dias. Os parlamentares também convocaram um plebiscito de ratificação para o documento.

Depois de 24 dias de crise política e social, a maior desde que a ditadura militar terminou, em 1990, o Governo chileno de Sebastián Piñera se abriu para mudar a Constituição de 1980, herdada de Augusto Pinochet, num passo sem precedentes para a direita nos últimos 30 anos.

O anúncio foi feito na noite de domingo pelo ministro do Interior, Gonzalo Blumel, após uma reunião liderada pelo presidente e da qual participaram altos representantes do bloco governista.

 Não há mais detalhes sobre como será o processo, embora o Executivo esteja comprometido com um Congresso constituinte, uma ampla participação dos cidadãos e um plebiscito ratificador. Se isso se tornar realidade, será a primeira vez na história que o Chile terá uma Constituição discutida em democracia. (Poder 360 com El País)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *