Campo Grande sedia o maior encontro de parlamentares da América Latina

maxresdefault

O maior encontro de parlamentares da América Latina será realizado em solo sul-mato-grossense. De 24 a 26 de novembro, Campo Grande sediará a 24ª Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), em formato híbrido.

É a primeira vez que Campo Grande sedia o evento. A Cidade Morena foi eleita, com mais de 20 votos, pela Diretoria Executiva da entidade, durante reunião realizada em agosto. A Unale é a entidade que representa os 1059 deputados estaduais e as 27 Casas Legislativas do Brasil, com a missão de divulgar as ações parlamentares e promover debates de grandes temas de interesse do país.

De acordo com a entidade,o evento será o mais tecnológico de sua história e a expectativa de participação, em formato semipresencial, é de cerca de 30 mil pessoas. Os participantes poderão acompanhar debates e painéis ministrados por personalidades de renome sobre marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral, modernização dos processos legislativos, entre outras temáticas de relevância para o desenvolvimento nacional.

O deputado estadual Lidio Lopes (PATRI), vice-presidente da região Centro-Oeste na Unale e presidente da Comissão Organizadora do evento, explica que todas as Assembleias Legislativas e 30 países participarão, pois estarão linkados à Conferência.

“É um evento muito disputado e que nutre a nós uma grande expectativa. Estivemos em Brasília concorrendo com outros cinco estados que desejavam sediar a Conferência, mas Mato Grosso do Sul foi eleito e sediará pela primeira vez. Eu entendo que este é o momento exato para isso acontecer, pois é momento pós-pandêmico, de fomentar a economia e rede turística, além de propagar nosso Estado e assim mostrarmos o potencial que temos”, pontua Lidio Lopes, que apresentou a candidatura de Mato Grosso do Sul na Unale.

Lidio Lopes comenta que, simultaneamente ao evento, será realizada a Confederação de Parlamentares da América (COPA), que reúne 30 países filiados. “Destes, 13 países já confirmaram participação. Vamos rediscutir o Parlamento, as atuações e o que podemos legislar nesta questão pós-pandemia, para ajudarmos os estados e as Assembleias Legislativas. Estamos prontos para recepcionar um evento de tal magnitude”, afirma Lidio Lopes.

(Com informações da ALEMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *