Câmara instala CPI para investigar óleo derramado

Foi instalada nesta quarta-feira (27) uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Óleo na Câmara dos Deputados, com o intuito de investigar o derramamento da substância que já atingiu 779 localidades desde o fim de agosto em nove Estados do Nordeste, no Espírito Santo e agora, no Rio de Janeiro.

Quem recolheu as 267 assinaturas para criar a CPI foi o deputado João Campos (PSB-PE). Ele ficou com a relatoria dos trabalhos.

“Essa CPI tem objetivo muito claro: proteger o nosso litoral, investigar a origem do vazamento e analisar as medidas que foram tomadas ou deixaram de ser tomadas pelos responsáveis”, disse o relator, João Henrique Campos.

Ele também afirmou que deverão ser propostos novos dispositivos legais para lidar com tragédias ambientais. Também falou em punir os responsáveis pelo vazamento.

Os dias preferenciais para reuniões do grupo são às terças e quintas-feiras. Começando por esta próxima quinta, quando deverão ser votados requerimentos e o plano de trabalho do relator.

A comissão tem potencial para ser um espaço de desgaste ao governo Jair Bolsonaro e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O governo federal foi acusado de se omitir no caso.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Poder360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *