Em sessão ordinária desta terça-feira (08), a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei 9.880/20 de autoria do vereador Delegado Wellington (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa “Cidadão Capacitado” em plataforma digital, no município de Campo Grande.
O projeto tem como objetivo capacitar a população campo-grandense, como um todo, às dificuldades oriundas no mercado de trabalho, enfrentadas, principalmente, na entrevista de emprego, haja vista que muitos candidatos, por imperícia durante o processo, ainda que aptos ao cargo, não preenchem a vaga.
“O desemprego é um dos maiores problemas da sociedade e isso foi agravado com a pandemia do coronavírus. Com este projeto trabalhamos vários setores da sociedade, como educação, assistência social e segurança, pois através dele estaremos colaborando para a redução do desemprego e munindo as pessoas com informações e qualificação”, destacou o autor da proposta.
O programa Cidadão Capacitado deverá ser realizado em plataforma on-line e conter em seu conteúdo, os seguintes temas: incentivo e importância da capacitação profissional; criação e elaboração de currículos; uso correto de vestimentas; relacionamentos interpessoais no local de trabalho; gestos, linguagens, postura, oratória e atendimento ao público.
Os requisitos para a população ingressar no curso são: maiores de 16 anos e alfabetizado e comprovar residência em Campo Grande. Após a conclusão do curso, será emitido um certificado online a fim de comprovar a presença do cidadão.
Ficará a cargo do poder Executivo instituir e regulamentar a plataforma de ensino.
(Com informações: Câmara Municipal de Campo Grande)