Votado em regime de urgência, a Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou o Projeto de Lei nº 10.531/22, que institui o Dia Municipal de Conscientização e Proteção ao Ciclista. O projeto foi votado em regime de urgência e teve aprovação de todos os vereadores presentes. O PL é de autoria do vereador Dr. Sandro Benites (Patriota).
A data escolhida é o dia 10 de março, que homenageia a estudante de direito, Emanuelle Aleixo Gorski, que morreu aos 21 anos após ser atropelada enquanto andava de bicicleta no Parque dos Poderes. Emanuelle faleceu no dia 10 de março de 2021.
“Nosso intuito é buscar a proteção da vida e saúde dos ciclistas, com orientações, campanhas, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável”, explicou o vereador.
Estatística
Segundo o levantamento da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Mato Grosso do Sul é o 7º estado que mais mata ciclistas atropelados no país. Na última década, 13.718 ciclistas morreram no trânsito após se envolverem em algum acidente, 60% deles em atropelamentos.
Agora, a proposta segue para a apreciação do Poder Executivo.