Bolsonaro diz que ONGs podem estar por trás das queimadas

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta (21), que as organizações não governamentais (ONG’s) podem estar envolvidas com as queimadas que estão ocorrendo na Amazônia. De acordo com Bolsonaro, essa seria uma forma das organizações chamarem a atenção do governo.

“O crime existe. Isso temos que fazer o possível para que não aumente, mas nos tiramos dinheiro de ONGs, 40% ia para ONGs. Não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Então pode, não estou afirmando, ter ação criminosa desses ongueiros para chamar atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil”, disse o presidente em entrevista ao sair do Palácio da Alvorada.

Quando questionado sobre as evidências dessas afirmações, Bolsonaro respondeu que “não tem um plano escrito” e “não é assim que se faz”.

Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável por monitorar os focos de queimadas no país, já detectou mais de 72 mil pontos, especialmente nos Estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas, em 2019. O número é 83% maior que no mesmo período de 2018. (Jéssica Vitória com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *