Jair Bolsonaro desmarcou uma reunião que teria com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza. O encontro aconteceria na segunda-feira (4). O motivo teria sido que Rebelo havia tido uma reunião com Lula, o que irritou o presidente.
“Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação” Disse Bolsonaro.
Segundo o governo português, o presidente visitaria São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas com o cancelamento do evento que aconteceria no Itamaraty, o chefe de Estado não deve viajar para a capital do país.
Como presidente, Rebelo é chefe de Estado em Portugal. O comando de governo é exercido pelo primeiro-ministro, o socialista António Costa. É a segunda vez que o presidente do país europeu vem ao Brasil neste ano. A primeira havia sido para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa. Na ocasião, Bolsonaro também não compareceu.
Resposta de Marcelo Rebelo
O presidente de Portugal se posicionou após o cancelamento da reunião. Ele diz que entende os motivos de Bolsonaro, porém ressaltou as diferenças políticas entre os dois países, principalmente em relação à guerra na Ucrânia.
“Quem convida pra almoçar é que decide se quer almoçar ou não. Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação. Eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal”, disse o presidente português.
“Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. (Se) Não é possível, ninguém morre”, comentou ele informando que não haveria grandes problemas por conta desse desencontro.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.