Bolsonaro adota discurso cauteloso para adquirir vacina

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a manifestar no início desta semana cautela quanto à possibilidade de uma vacina para o coronavírus e também criticou a judicialização do tema, alegando que “não pode um juiz decidir se você vai ou não” receber o imunizante.

“Entendo que isso não é questão de Justiça, e sim de saúde acima de tudo”, disse ele durante a conversa matinal com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial do governo.

Bolsonaro declarou nesta segunda-feira (26) que, de acordo com as informações que chegaram até ele, a vacina mais rápida até hoje levou quatro anos entre o desenvolvimento das pesquisas e o processo de aprovação. “Nós queremos é buscar uma solução para o caso. Todo mundo diz que a vacina que menos demorou até hoje foram quatro anos. Eu não sei porque correr em cima dessa.”

A polêmica sobre a vacina chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada. Partidos de oposição ao governo acionaram a Corte, na última sexta-feira (23), para tentar obrigar Bolsonaro a colaborar com o desenvolvimento de toda e qualquer vacina contra a covid-19. No mesmo dia, o presidente do tribunal, ministro Luiz Fux, afirmou que a judicialização sobre o tema será “importante”.

O presidente também declarou hoje que, além da imunização, a ciência deve focar na busca de uma cura para o coronavírus.

“Eu dou minha opinião pessoal. Não é mais barato, nem fácil, investir na cura do que até na vacina ou jogar nas duas. Mas também não esquecer a cura. A cura aí… Eu, por exemplo, sou um testemunho. Eu tomei a hidroxicloroquina, outros tomaram a vermectina, outros tomaram Annita… E deu certo. E, pelo que tudo indica, todo mundo que tratou precocemente com uma dessas três alternativas aí foi curado.”

O governante comentou as informações publicadas hoje pelo jornal Financial Times. Segundo a publicação, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, em parceria com a empresa AstraZeneca gera uma resposta robusta na imunidade entre idosos, assim como em adultos numa faixa etária mais jovem.

“Um jornal lá de fora publicou uma notícia bastante promissora para a vacina de Oxford. São várias empresas e universidades que estão aí buscando a vacina para o covid. O que a gente tem que fazer aqui é não querer correr, não querer atropelar. Não querer comprar dessa ou daquela sem nenhuma comprovação ainda. E a gente aguarda logicamente para falar melhor desse assunto. A publicação disso em uma revista científica. Veja mais.

(Com informações: Uol Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *