Bolsonaro acusou Ricardo Barros de chantagem na votação em 1999

Crédito: Sérgio Lima/Poder360
Crédito: Sérgio Lima/Poder360

O caso Covaxin e o possível envolvimento de Ricardo Barros (PP-PR) nas negociações da vacina indiana colocaram em evidência a relação do congressista com o presidente Jair Bolsonaro. Atual líder do Governo na Câmara, Barros já foi acusado por Bolsonaro de ter feito chantagem contra o presidente quando ainda era deputado. A coluna de política do jornal O Globo expôs o desentendimento envolvendo os dois em 20 de janeiro de 1999.

Bolsonaro e Barros foram deputados juntos a partir de 1995 e companheiros de partido por 6 anos no PPB (Partido Progressista Brasileiro). No início de 1999, os dois congressista entraram em conflito sobre a votação de uma medida fiscal de interesse do governo de Fernando Henrique Cardoso, que estava em seu 2º mandato.

Na pauta, estava a cobrança da contribuição previdenciária de inativos e pensionistas. Barros teria pedido e chantageado Bolsonaro para que faltasse a votação, segundo noticiou O Globo. Na época, Barros negou as acusações, enquanto Bolsonaro disse ter gravado a conversa em que teria sido chantageado.

Desde o desentendimento naquele ano, Bolsonaro trocou de partido outras duas vezes, enquanto Barros continuou no PP e foi líder ou vice-líder na Câmara de Luis Inácio Lula da Silva e ministro da Saúde de Michel Temer entre 2016 e 2018. A sua proximidade com a pasta teria sido um dos motivos que fizeram Bolsonaro suspeitar de Barros, como indicou Luis Miranda (DEM-DF) em depoimento a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *