Biden responde Bolsonaro e defende colaboração em clima e pandemia

Reprodução/Getty Images/AFP
Reprodução/Getty Images/AFP

O presidente dos EUA, Joe Biden, respondeu a uma carta encaminhada por Jair Bolsonaro (sem partido) em 20 de janeiro e defendeu que Brasil e Estados Unidos trabalhem juntos nas áreas de clima e combate à pandemia.

Biden afirmou também que os dois países unam esforços em fóruns multilaterais, como a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) e a Cúpula do Clima, encontro que o governo dos EUA planeja promover em 22 de abril.

A carta de Biden, datada de 26 de fevereiro, foi divulgada por meio de uma nota da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social). Biden fez referência às viagens que realizou ao Brasil como vice-presidente dos EUA, durante a gestão de Barack Obama.

“O presidente Biden sublinhou que não há limites para o que o Brasil e os EUA podem conquistar juntos. Destacou que as duas nações compartilham trajetória de luta pela independência, defesa de liberdades democráticas e religiosas, repúdio à escravidão e acolhimento da composição diversa de suas sociedades”, acrescentou a Secom.

Carta de boas vindas

Numa tentativa de acenar ao novo governo americano, Bolsonaro enviou uma carta a Biden em 20 de janeiro, data de posse do democrata. Na correspondência, defendeu parcerias entre os países “em prol do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente”.

Interlocutores no governo Bolsonaro destacam que os primeiros contatos entre as duas administrações foram positivos. O chanceler Ernesto Araújo entrou em contato com o Secretário de Estado americano, Antony Blinken. O chefe do Itamaraty, ao lado do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), realizou ainda uma conversa com John Kerry, enviado especial para o clima da administração Biden.

(Com informações: Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *