Netanyahu vence em Israel mas ainda terá dificuldades

Resultados das primeiras pesquisas após as eleições em Israel, indicam uma apertada vitória do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu sobre seu rival Benny Gantz, mas sugerem que o bloco governista deverá ficar sem os votos necessários para obter a maioria no Parlamento.

Projeções iniciais divulgadas pelas três principais emissoras de televisão israelenses apontavam que a coalizão liderada pelo partido de direita Likud de Netanyahu conquistaria 60 das 120 cadeiras no Knesset (Parlamento de Israel), ficando apenas a uma vaga da maioria parlamentar.

Pouco depois, os canais 12 e 13 reduziram a projeção para 59 cadeiras, o que, se confirmado, sinaliza novas dificuldades para a formação de uma coalizão de governo, após meses de impasses.

“Ganhamos graças à nossa crença em nosso caminho e graças ao povo de Israel”, disse Netanyahu no Twitter pouco depois da divulgação das primeiras projeções.

Gantz, o líder da legenda centrista Azul e Branco, expressou frustração com os resultados iniciais. “Falarei honestamente: entendo e compartilho da decepção e da dor, porque não é o resultado que queríamos”, disse o candidato aos seus apoiadores.

Para Netanyahu, a vitória, após os resultados inconclusivos das eleições de abril e setembro do ano passado, não deixará de trazer alívio depois de uma campanha marcada pelas suspeitas de corrupção que pesam contra ele.

Se conseguir obter a maioria parlamentar, o Netanyahu poderá honrar as promessas de anexar assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada e no vale do rio Jordão, como previsto do plano de paz para a região apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

(Texto: Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *