Bastidores da política 22.08

Cidadão governador

O vice-governador Murilo Zauith recebeu ontem (21) o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, outorgado pela Câmara Municipal. A homenagem faz justiça ao trabalho que desenvolve na Capital, sendo responsável, por exemplo, pela retomada da obra do Aquário do Pantanal, muito esperada pelo setor de turismo, e por vários convênios no setor de transporte, recuperação de estradas, entre outros, como secretário de Infraestrutura. Hoje, acumulando ainda a presidência estadual do Democratas, tem ampliado sua influência em decisões importantes para Campo Grande.

Jogo empatado

O conselheiro da Itaipu Binacional Carlos Marun viu sua luta para retornar ao cargo dar mais um passo. No Tribunal Federal em que a ação de afastamento está sendo julgada, ele conseguiu um voto favorável ao seu retorno, empatando em 1 a 1 o placar, pois o primeiro voto era contrário, dado pelo desembargador autor da liminar que o afastou. O desempate ainda não aconteceu. Com um pedido de vistas, a decisão ficou para uma sessão futura. Marun, contudo, continua na área e ontem participou normalmente dos debates em torno da Rota Bioceânica que acontecem em Campo Grande.

Boas-vindas

A deputada Rose Modesto (PSDB-MS) foi a primeira a receber, em plenário, o deputado Alexandre Frota, assim que ele anunciou ter migrado para o ninho tucano. Um abraço gentil marcou o encontro dos agora correligionários. Frota deixou o PSL depois de um sumário processo de expulsão provocado pelas críticas sucessivas e ácidas que dirigiu ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e ao seu filho e quase embaixador Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Troca de legendas

Na lista de homenagens que prestam os vereadores a personalidades de Campo Grande, não passaram despercebidas algumas inusitadas combinações políticas. O tucano André Salineiro incluiu entre as homenageadas a deputada e ministra democrata Tereza Cristina, da Agricultura, ao passo que o democrata Vinicius Siqueira preferiu conceder a mesma homangem à senadora bolsonarista Soraya Thronicke (PSL-MS). Neste caso pode indicar uma possível aproximação visando a uma troca de partido. No outro, também.

De volta

O governador Reinaldo Azambuja está de volta ao cargo e às rotinas e problemas de um tempo seco na atmosfera e na arrecadação. As dificuldades não são desconhecidas por ele e a solução depende sempre do leão a ser morto todos os dias, pedindo sempre para não faltar leão. Afinal, a recuperação da economia está ficando mesmo para o ano que vem. No horizonte, as concesssões de estradas, e parcerias ou privatizações que podem trazer o fôlego novo.

Veto total

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) não se fez de rogada e foi uma das primeiras a assinar um documento pedindo o veto total ao projeto aprovado da Lei de Abuso de Autoridade. Como já tinha votado contra e como está em campanha velada para a presidência do Senado, fecha com os novos na certeza de que, ao menos neste caso, os mais antigos não vão protestar.

Chama o Geraldo

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, está com um olho na pasta e outro na candidatura a prefeito de Dourados. Ainda que lá no início do atual mandato tenha garantido que não disputaria o cargo, guarda com carinho os recortes de notícias sobre a eventual desistência do colega tucano Marçal Filho em entrar na disputa, para lembrar que o partido não pode ficar sem um nome no segundo maior colégio eleitoral do Estado, principalmente se fizer aliança para apoiar a reeleição do prefeito Marquinhos Trad, do PSD, em Campo Grande.

Dagoberto candidato

Assim que o ex-presidenciável Ciro Gomes deixou Campo Grande, tendo lançado como candidato do partido a prefeito o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS), o partido começou a pensar num plano de ação para começar a embalar essa proposta. Vêm aí reuniões temáticas e algumas em bairro para começar a tratar deste assunto. Dagoberto não oferece resistência à ideia mas insiste numa candidatura que una um grande número de partidos, contra a aliança PSD-PSDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *