Audiência Pública debate uso de livros regionais na educação de Campo Grande

Foto: Izaias Medeiros
Foto: Izaias Medeiros

A Câmara de Vereadores de Campo Grande realizou hoje (20), Audiência Pública sobre “a importância dos livros regionais no ensino escolar”. O debate se iniciou às 14h e contou com a participação de vereadores, entusiastas e autoridades competentes.

De acordo com o vereador Ronilço Guerreiro, membro da Comissão Permanente de Educação e Desporto e presidente da audiência, “a ideia é valorizar a cultura e história do nosso estado e cidade, assim como valorizar os escritores, que são valorizados fora daqui e não são tão conhecidos da nossa gente”.

Além de Ronilço, o vice-presidente da Comissão, vereador Valdir Gomes, participou da audiência na figura de primeiro secretário. A iniciativa do evento foi da Comissão que conta também com os vereadores Professor Juari (presidente), Professor Riverton (membro) e Beto Avelar (membro).

Outro grande objetivo da medida, incentivar crianças e adolescentes a se tornarem leitores assíduos. “Além do reconhecimento e da valorização, é um incentivo à cultura regional, aos escritores que também são empreendedores e reconhecimento da nossa identidade e da nossa região”, explica o vereador Ronilço Guerreiro.

Segundo ele, o que está sendo proposto já é praticado em outros cantos do Brasil. “O Nordeste já faz isso [inserir escritores locais nos currículos escolares], vários escritores passam a ser reconhecidos por esse motivo”. O vereador ressalta que estamos falando de empreendedores também, pessoas que contribuem na economia, com isso, a medida passaria a ter um cunho econômico.  

Seguindo a linha posta pelo vereador, a presidente da Academia Sul-mato-grossense de Artes e Letras, Delasnieve Miranda, enalteceu a proposta da Comissão. “Refletir sobre a literatura e artes sul-mato-grossenses é reconhecer que ela ocupa lugar de importância na construção da identidade de nosso estado”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *