Assembleia de MS sediará reunião sobre corredor bioceânico em maio

Foto: Assessoria/Alems
Foto: Assessoria/Alems

Nos dias 26 e 27 de maio, a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) será palco de um grande evento visando trazer ainda mais oportunidades de negócios para o Corredor Rodoviário Bioceânico, projeto de integração que conectará Porto Murtinho com os portos do norte do Chile. Estará presente, entre outras autoridades, o ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.

Castro deu a declaração durante agenda em Campo Grande ontem (24), quando se encontrou com o deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Casa de Leis, e recebeu de suas mãos o Diploma de Ilustre Visitante. A honraria foi concedida como reconhecimento à sua “destacada contribuição para o desenvolvimento e projeção do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil e demais países que integram a Rota Bioceânica”.

“O motivo da minha visita é aprofundar os entendimentos com relação à realização, em Campo Grande, nos dias 26 e 27 de maio, de uma grande reunião sobre o corredor rodoviário bioceânico”, informou o ministro. De acordo com ele, o encontro contará com a presença de embaixadores dos países que fazem parte da Rota Bioceânica, representantes de empresas, gestores de aeroportos, pessoas ligadas ao turismo, ao setor de energia, etc. “Serão dois dias intensos, de muito intercâmbio, de informações, de trocas de dados, definição de parcerias e identificação de oportunidades”, completou.

Parkinson de Castro fez boa avaliação da interlocução do Ministério das Relações Exteriores com a Alems e enfatizou que a Casa de Leis tem espaço especial de participação no processo, por meio de uma frente interparlamentar sobre a Rota Bioceânica. No evento de maio, haverá momento para a reunião dos integrantes dessa frente.

Porto Murtinho, Portal da Rota Bioceânica

Em Mato Grosso do Sul, o avanço da Rota Bioceânica concentra investimentos em Porto Murtinho, onde está sendo construída uma ponte como parte do projeto. Essa ponte ligará o município sul-mato-grossense à cidade paraguaia de Carmelo Peralta. Com isso, o município fronteiriço deve se tornar importante centro comercial da América Latina.

De acordo com o governo do Estado, Porto Murtinho recebeu em 2021 R$ 11,725 milhões em novos investimentos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) Empresarial. Nos primeiros meses de 2022, dois empreendimentos do setor supermercadista já contrataram R$ 4,42 milhões para implementação de um novo supermercado e ampliação de um dos estabelecimentos em funcionamento na cidade.

Porto Murtinho recebeu o título de Portal da Rota Bioceânica, conferido pela Lei 5.702/2021, aprovada pelos deputados da Alems em agosto do ano passado.

Com informações da Alems.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *