Em 42 anos de história, MS teve 9 governadores

Em 1977, foi originado o Estado de Mato Grosso do Sul. O governo, no entanto, começou em 1979, quando o presidente Ernesto Geisel elevou a divisão à categoria de Estado. Ao longo destes 42 anos de história, nove governadores estiveram à frente do Executivo estadual e foram responsáveis por obras importantes e concessões de recursos para o desenvolvimento.

Durante o regime militar, o administrador do Estado era nomeado pelo Presidente da República e o cargo foi ocupado por três governadores, Harry Amorim Costa, Marcelo Miranda e Pedro Pedrossian, num período de apenas quatro anos. Além deles, o atual deputado estadual, Londres Machado, ficou como interino em dois momentos, ocupando o cargo por 17 dias e posteriormente outros 10 dias.

Governo atual

Atualmente, o Estado é governado por Reinaldo Azambuja (PSDB), o qual ocupou o cargo pela primeira vez em 2015 e foi reeleito em 2018. Entren seus projetos, um destaque está para a concretização da Rota Bioceânica, que beneficiará o comércio e as indústrias da região, a partir da construção de rodovias que reduzirão as distâncias de Mato Grosso do Sul até o Chile, possibilitando a exportação pelo Oceano Pacífico.

Em 2015, Reinaldo Azambuja implantou a Caravana da Saúde, com o objetivo de melhorar a assistência à população sul-mato-grossense, levando serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) a todos os municípios, por meio de uma estrutura composta por profissionais de saúde e veículos adaptados para a realização de consultas, diagnósticos e cirurgias.

No atual mandato, suas propostas têm como eixo central a saúde e o desenvolvimento econômico, dando continuidade aos projetos anteriores e tem visitado cidades do interior pelo projeto Governo Presente. Esta proposta tem como objetivo o diálogo com prefeitos, vereadores, sindicatos e organizações sindicais de cada região e as cidades, com o objetivo de entender suas necessidades específicas. Além disso, por meio do programa MS Mais Seguro, aproximadamente R$ 130 milhões foram investidos em segurança pública.

Início de gestão do novo estado de MS

Apesar de não ter sido o primeiro administrador do novo Estado, já naquela época, Pedro Pedrossian foi destaque em sua gestão. Antes da divisão de Mato Grosso, ele também havia sido governador, entre 1966 e 1971, e foi responsável por obras como a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), que possuía sede em Cuiabá, Corumbá e Dourados, onde posteriormente tornou-se a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a UEMT (Universidade Estadual de Mato Grosso) em Campo Grande, que após a criação de Mato Grosso do Sul, tornou-se UFMS.

Ligados à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no mesmo período ele também foi responsável pela criação do estádio do Morenão, que oficialmente carrega o seu nome e, hoje em dia, é considerado o maior estádio universitário da América Latina, e do teatro Glauce Rocha.

Seu primeiro governo na nova unidade federativa teve duração de dois anos e quatro meses, com início em novembro de 1980. Neste período, foram iniciadas as construções de locais como o Parque dos Poderes, o qual foi projetado com o objetivo de criar uma sede administrativa estadual. Atualmente, a região concentra os prédios de órgãos públicos como a Governadoria, a Assembleia Legislativa, os Tribunais de Conta e de Justiça e as Secretarias de Estado.

A partir de 1985 chegaram as eleições diretas para escolha dos governantes e, Pedro Pedrossian, foi novamente conduzido a governador do Estado. Em 1991, foi eleito pela população representando o PTB e teve o mandato marcado pela construção de grandes obras. Desta vez, os destaques foram o Centro de Convenções Rubens Gil Camilo e o Parque das Nações Indígenas.

*Linha do tempo
Mandatos de governadores em MS

1)Harry Amorim Costa (janeiro a junho de 1979)
*Londres Machado (17 dias) – interino
2)Marcelo Miranda (junho 1979 a outubro 1980)
*Londres Machado (10 dias) – interino
3)Pedro Pedrossian (novembro 1980 a março 1983)
4)Wilson Barbosa Martins (março 1983 a maio 1986)
5)Ramez Tebet (maio 1986 a março 1987)
6)Marcelo Miranda (março 1987 a março 1991)
7)Pedro Pedrossian (março 1991 a dezembro 1994)
8)Wilson Barbosa Martins (janeiro 1995 a dezembro 1998)
9)Zeca do PT (janeiro 1999 a dezembro 2006)
10)André Puccinelli (janeiro 2007 a dezembro 2014)
11)Reinaldo Azambuja (janeiro 2015 até hoje)

(Texto: Julia Renó)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *