Aliança pelo Brasil estará fora das eleições de 2020

O Aliança pelo Brasil, sigla que o presidente Jair Bolsonaro tenta oficializar, admite que não poderá participar das eleições municipais de 2020. A informação foi divulgada pelo 2º vice-presidente do partido, o advogado Luís Felipe Belmonte dos Santos.

Conforme informações do Poder 360, o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que as siglas obtenham registro é de 4 abril. Porém, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validou somente 3.334 assinaturas das 492 mil exigidas.

A cúpula da legenda afirma que foram conseguidas mais de 1 milhão de rubricas e que o problema estaria nos cartórios eleitorais.

“Nossa parte foi feita, mas os cartórios eleitorais estão recusando todas as fichas com firma reconhecida. Eles alegam que não houve regulamentação. Além disso, o sistema cai toda hora. Os cartórios eleitorais não estavam preparados para 1 volume tão grande [de assinaturas]”, alegou  Luís Felipe Belmonte dos Santos, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.

Na semana passada, a advogada Karina Kufa, tesoureira do partido afirmou que a legenda já havia conseguido número suficientes.

Ainda segundo informações, as 492 mil assinaturas necessárias precisam ser distribuídas por pelo menos 9 Estados, cada 1 deles com quantidade equivalente a 0,1% dos eleitores que votaram nas últimas eleições municipais.

(Texto: Jéssica Vitória com informações do Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *