Celulares apreendidos constataram conversas, pagamentos, articulação e dados sensíveis de vítimas do estelionato
Uma investigação da Polícia civil concluiu um inquérito sobre a atuação de um grupo criminoso responsável por fraudes na comercialização de ingressos do evento EXPOSUL 2025.
O evento ocrreu entre os dias 18 e 21 de junho, no município de Chapadão do Sul e denúncias de pessoas informaram que ingressos estavam sendo vendidos abaxido do preços nos canais oficiais do evento.
A duspeito da estelionato levou a polícia aimvestigar o caso e três indivíduos foram identificados. Eles
estavam hospedados na mesma pousada e em posse de aparelhos celulares com provas da fraudes. Os aparelhos apreendidos mostraram conversas, anotações e documentos relacionados à compra e revenda fraudulenta de ingressos, mediante uso indevido de dados bancários e pessoais de terceiros.
Um relatório técnico também revelou a existência de grupos no WhatsApp criados exclusivamente para fraudes em eventos, além da confirmação, por instituição financeira, da contestação de compra de ingresso no valor de R$ 1.788,00, realizada em nome de uma das vítimas.
Um dos investigados foi flagrado com dois aparelhos celulares que continham grupos voltados à venda ilícita de ingressos e uma extensa lista de dados sensíveis de terceiros, armazenada na pasta de anotações.
Em outro celular, foram encontradas mensagens com solicitações de ingressos acompanhadas de dados de vítimas.
Um outro membro do grupo foi identificado como responsável pela chegada antecipada ao município, com o objetivo de divulgar e vender os ingressos fraudulentos, o envolvimento foi comprovado por meio de diálogos nas mensagens.
Os criminosos responderão por estelionato e associação criminosa. A investigação é conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Sul.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.