Neste feriado de Proclamação da República, a Polícia Federal (PRF), registrou cerca de 863 acidentes nas rodovias federais que cortam o país, com 1.040 pessoas feridas e pelo menos 75 mortes. O dados foram divulgados hoje segunda (18) pela Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com a PRF, a Operação Proclamação da República 2019 iniciada na última quinta-feira (14) e encerrada nesse domingo (17), flagrou 1.664 motoristas que haviam consumido bebida alcoólica antes de assumir o volante.
Os policiais informaram ainda, que boa parte das colisões frontais com mortes foi causada pelas ultrapassagens indevidas, seja em local proibido ou forçadas. Os policiais notificaram 6.214 veículos realizando esse tipo de manobra perigosa.
Os policiais flagraram 1.734 motoristas que não usavam o cinto de segurança durante a abordagem, enquanto mais de 2 mil passageiros também não estavam com o equipamento. Os dados mostraram ainda que 238 condutores foram flagrados fazendo uso do celular.
Quanto aos condutores de motos, a maior imprudência foi em relação ao não uso do capacete: 1.112 motociclistas que estavam circulando sem o equipamento obrigatório foram autuados. As informações foram confirmadas pela Agências Brasil.
(Texto: Karine Alencar)