A Polícia Federal investiga um esquema na fronteira com a Bolívia, que frauda auxílios assistenciais a estrangeiros que não residem no Brasil.
A Operação Raízes foi deflagrada ontem (7) em Corumbá e Campo Grande. Segundo informações da PF, desde o ano passado que o grupo é investigado pelo Núcleo de Imigrações da Delegacia da Polícia Federal de Corumbá.
Os policiais constataram que diversos estrangeiros realizavam o pedido de autorização de residência, usando declarações falsas para conseguir emitir o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e benefícios como o Auxilio Emergencial e o Bolsa Família. Até então, foram encontradas ao menos 106 fraudes contra a União.
Ao todo, na operação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. Destes, apenas um foi realizado na Capital. Os investigados na operação poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato contra a União, falsidade ideológica e uso de documento falso.
A Operação foi denominada “Raízes” em razão dos estrangeiros terem obtido, de forma ilegal, autorização de residência e outros benefícios sem terem criado quaisquer vínculos com o Brasil. Confira outras notícias.
(Texto: Rafaela Alves)