PM de MS conclui curso de APH Tático com Exército dos EUA

Representando a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o Sub Tenente Adriano, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) concluiu o curso de Atendimento Pré Hospitalar (APH) Tático, desenvolvido no âmbito do programa V.I.G.I.A do Ministério da Justiça, em Brasília.

O curso foi ministrado pelas Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos e tem como objetivo o manejo e transporte de vítimas traumáticas em locais de conflito armado.

Além do representante da Polícia Militar Rodoviária (PMR) de MS, o curso contou com alunos do Grupo de operações especiais PRF (GRR), Grupo de Operações Especiais da Polícia Federal (GPI), Batalhão de Operações Especiais da PMMS (BOPE-MS), Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON-PR).

CURSO

O curso de APH Tático atua no protocolo TCCC (TC3), que significa “Tactical Combat Casualty Care”, utilizado por médicos de combate das forças armadas americanas. Tem como principais objetivos o tratamento imediato da vítima, prevenir vítimas adicionais e completar a missão.

Entre várias disciplinas ministradas, pode-se destacar a aplicação de táticas de retirada de vítimas em momento de conflito, tratamento de perfurações, hemorragias e hipotermia.

As unidades militares que treinaram todos os seus membros com os protocolos de TCCC registraram o menor índice de mortes preveníveis entre suas fatalidades na historia dos campos modernos de batalha.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da PMMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *