PF desarticula organização criminosa e apreende 500 kg de cocaína

Divulgação/ Polícia Federal
Divulgação/ Polícia Federal

Equipes da Polícia Federal desarticulou na tarde de ontem (21), uma organização criminosa e apreendeu mais de meia tonelada de cocaína, na cidade de Ponta Porã, a 298 quilômetros de Campo Grande. Um caminhoneiro que agia de como “gerente operacional” foi preso na operação. 

Segundo a PF, a ação tem o objetivo de desarticular o tráfico de drogas na linha de fronteira. Foram cumpridos ontem, dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela  2ª Vara Criminal de Ponta Porã. 

De acordo com a polícia, o trabalho investigativo, que teve ajuda da Polícia Federal de Naviraí, iniciou a partir da prisão de um motorista de caminhão, no dia 21 de agosto, quando realizava o transporte de 187 quilos de cocaína. 

Aos policiais, o condutor preso no mês passado, disse em depoimento morar em Ponta Porã e que agia como “gerente operacional” da organização criminosa, recrutando motoristas para a realização dos fretes ilícitos e respectiva logística.

Ainda em depoimento, o motorista disse que esse grupo criminosos fazia, uso de empresa de fachada para o registro dos conjuntos veiculares utilizados no transporte da cocaína, de modo a aparentar licitude aos fretes de drogas.

Com o avanço das investigações, a Polícia Federal localizou mais duas cargas de cocaína, resultado ao todo 500 quilos do entorpecente. 

O “Armador” é o profissional da marinha mercante que executa todos os procedimentos necessários para o transporte de cargas entre os portos. A atuação do “gerente operacional” do esquema, preso na presente data, assemelhava-se a de um armador, uma vez que detinha o controle da frota de caminhões utilizada nos transportes de cocaína.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *