Operação Guaraci apreendeu 12,8 milhões em manganês

Divulgação/Operação Guaraci
Divulgação/Operação Guaraci

Operação Guaraci apreendeu o equivalente a R$ 12,8 milhões em manganês, na ação federal contra a extração ilegal de ouro e manganês, na última segunda-feira (22), próxima a linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A operação iniciou no dia 17 e segue nos próximos dias. 

Segundo a Agência Brasil, a extração ilegal de minério na área ameaça o funcionamento da Linha de Transmissão Xingu/Estreito, que leva a energia produzida na usina hidrelétrica de Belo Monte para outros estados do país. De acordo com o MPF, o empreendimento atravessa cinco estados e 81 cidades, levando energia para o sudeste do país, atendendo a cerca de 20 milhões de pessoas.

Além do manganês, a operação Guaraci apreendeu e destruiu o equivalente a R$ 17,4 milhões em máquinas e equipamentos que eram usados nos garimpos ilegais. Com a autorização da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Marabá (PA), foram coletados documentos e objetos que podem ajudar os investigadores a identificar os envolvidos no esquema criminoso.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.