A Polícia Federal e a Justiça Eleitoral da 43ª Zona Eleitoral do município de Dourados, a 228 quilômetros de Campo Grande, deflagraram nesta terça-feira (5) a Operação Voto Legal, visando combater fraudes na emissão de títulos eleitorais. Foram expedidos dois mandados de busca e apreensão.
Conforme informações da PF, as investigações partiram da constatação da Justiça Eleitoral da utilização de títulos eleitorais duplicados, obtidos com indícios de fraude. As determinações judiciais são concentradas nas aldeias do município.
“Com o aprofundamento das investigações ficou evidenciada a utilização de documentos falsos na emissão dos documentos eleitorais, delito previsto no Código Eleitoral”, relata a Polícia Federal em nota.
Os principais crimes investigados relativos à presente operação é de inscrever-se fraudulentamente, com pena de até cinco de reclusão, e falsificação e uso de documentos públicos, estes previstos no Código Penal, com penas de reclusão de dois a seis anos de prisão. Somadas as penas desses crimes chegam a mais de dez anos de prisão. As investigações prosseguem.
Dados eleitorais
Em Dourados, são aproximadamente 169 mil eleitores nas duas zonas eleitorais, a 43ª e a 18ª.
A primeira, segundo dados apresentados nas eleições do ano passado, abrange no município 35 locais de votação, com 247 seções e 75.892 eleitores, enquanto a segunda possui 45 locais de votação, 311 seções e 93.180 pessoas aptas a votar.
Com informações do Dourados News.
Leia mais:
Governo decreta situação de emergência em Dourados após temporal causar estragos