O instituto histórico e geográfico de Mato Grosso do Sul foi fundado no dia 3 de março de 1978, a fundação aconteceu logo após a divisão do estado de Mato Grosso em 1977. A partir disso, o IHG-MS foi considerado “a casa da memória de Mato Grosso do Sul” e se tornou referência para a história sul-mato-grossense.
O IHG-MS conta com a participação de historiadores, arquitetos, advogados, médicos, engenheiros, geógrafos, arqueólogos, antropólogos e sociólogos, que trabalham de forma voluntária na instituição. O instituto contém uma biblioteca para consultas e uma hemeroteca com mais de 200 mil imagens de jornais.
Madah Greco, presidente do instituto histórico e geográfico de Mato Grosso do Sul, participou neste sábado (09) de um bate-papo. A convidada do Podcast Entrevistando veio ao estúdio do O Estado Play, do jornal O Estado de Mato Grosso do Sul e falou sobre a história do IHG-MS.
A presidente relata a importância da instituição para a história do estado, e também, para os professores que lecionam sobre história regional e utilizam o IHG como fonte de pesquisa e acesso para esses materiais, que é de suma importância para a história de MS.
“Nós temos ajudado, porque foi colocada a disciplina de história regional nas grades curriculares, mas nem todo professor teve aula de história regional ou teve acesso a esse material. Então, nós temos colaborado muito” disse Maria Madalena.
Veja mais no bate-papo conduzido pelo jornalista Rafael Belo, transmitido em nossas plataformas digitais.