Anta resgatada escapou de morrer em lagoa de tratamento de esgoto

anta lagoa sanesul
Foto: Divulgação/PMA

Foram cinco horas de resgate, mas o resultado foi um sucesso. A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Anaurilândia, município a 368 quilômetros de Campo Grande, foi acionada por funcionários da Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul) no dia de ontem (10) após uma anta cair em lagoa da estação de tratamento de esgoto e não conseguia sair mais.

Sem o resgate, o animal – da espécie Tapirus terrestris – não sobreviveria ao possível afogamento, após momento de estresse e extremo cansaço. Em conjunto com a PMA, o Corpo de Bombeiros Militar de Bataguassu também se despachou ao local. Juntos, formaram um plano para a retirada da anta, já que a lagoa é grande e profunda.

O silvestre era um macho de aproximadamente 250 quilos que não conseguia sair das águas devido a manta impermeabilizante na margem – que é bastante escorregadia. As autoridades militares precisaram usar um barco para poder laçar o animal e puxá-lo com cordas. Depois de mais de cinco horas, a anta foi retirada com vida.

Sem ferimentos aparentes, o animal foi reinserido em seu habitat natural, em uma densa área de mata nas proximidades. A Sanesul foi orientada a cercar a lagoa para evitar novo episódio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *