Uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório em MS

Reprodução/Arquivo TN
Reprodução/Arquivo TN

Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 em Mato Grosso do Sul, o uso de máscaras em locais abertos e sem aglomerações deixa de ser obrigatório no Estado. O anúncio foi feito hoje (3), durante a atualização do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança Econômica), realizado no auditório da Governadoria.

Segundo o presidente do Prosseguir, secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a medida foi tomada diante do cenário positivo em que o Estado se encontra. Conforme explicou, mais de 94% da população já foi vacinada com a primeira dose e mais de 70% das pessoas já estão imunizadas com a segunda ou dose única da vacina.

Apesar da suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração, Riedel falou da recomendação para o uso do acessório em locais fechados e com grande número de pessoas. “Achamos, ainda, importante ter o uso de máscara em locais fechados e com grande número de pessoas. Esta é a recomendação do Estado para todos os municípios em função do risco que ainda existe”, explicou.

Uma outra mudança importante anunciada pelo Prosseguir é o cancelamento da divulgação das  bandeiras que apontam o grau de risco dos municípios. No entanto, ainda será feito todo o levantamento com os dez macro-indicadores, cada um com seu número indicador, gerando a cor da bandeira.

“A metodologia continuará sendo a mesma e, nós continuaremos passando as informações para os municípios. Porém, não divulgaremos maios as bandeiras, por entender que elas trazem uma realidade dos indicadores descolados da situação no município, no que diz respeito a vacinação”, disse o secretário.

Ele ainda destacou que a vacinação gera resultado para a população. “As bandeiras serão instrumentos de trabalho para as cidades. Muito maior é a necessidade de acompanharmos o andamento da vacina”, finalizou.

Veja mais notícias no Jornal Impresso

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *