Senadores fecham acordo para votar Previdência

Senado

Os líderes do Senado fecharam um acordo para concluir a votação da reforma da Previdência no dia 2 de outubro. O primeiro turno da votação ocorrerá no dia 18 de setembro e segundo turno no dia 2 de outubro, de acordo com calendário dos senadores definido em reunião nesta terça-feira, 13.

Com isso, a promulgação da reforma da Previdência será feita entre 8 e 10 de outubro, de acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Os pontos incluídos por senadores serão convertidos em uma proposta paralela que irá para a Câmara.

Um dos temas que podem ser colocados no texto paralelo é a inclusão de Estados e municípios nas mudanças da Previdência. O acordo no calendário envolveu a votação de propostas do chamado pacto federativo, que envolve a distribuição de recursos para Estados e municípios.

Nova previdência

A PEC 06 aprovada traz três mudanças essenciais para o Brasil. A primeira é o estabelecimento de uma idade mínima para aposentadoria, evitando assim as aposentadorias precoces como acontece hoje, onde pessoas mais ricas se aposentam por tempo de contribuição e assim, param de trabalhar até 8 anos antes que os mais pobres.

A segunda grande mudança é o estabelecimento de teto comum para receber o benefício, que é de R$ 5.839,45, acabando com as superaposentadorias que uma elite do funcionalismo público tinha acesso, onde chegava a receber mais de R$ 20.000,00 mensais.

E a terceira mudança é o saneamento do sistema previdenciário brasileiro. Com as mudanças demográficas e o aumento contínuo do custo com Previdência, a economia proposta pela reforma é necessária para dar mais sustentabilidade ao sistema e evitar um colapso do orçamento destinado ao pagamento de aposentadorias. Acesse também: Mãe apaga redes sociais da filha: “Proteger saúde mental”

Jornal Impresso

(Com informações do jornal O Estado de São Paulo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *